quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Minha Cidade Maravilhosa

Texto escrito em 2005, tempos que gostava do Rio e tinha vontade de ser o novo Maneco.

O dia nasce em mais uma manhã carioca e com ele a visão que concretiza a famosa perífrase "cidade maravilhosa". Entrelaçada pelos morros, o Rio de Janeiro se torna impetuoso e se faz presente em todas as extensões artísticas, de Machado de Assis com Dom Casmurro ao glamuroso Leblon de Manoel Carlos.
Começo a me mover pelas ruas da Veneza Brasileira, passo pela Gávea, Barra da Tijuca e chego em Ipanema. Em minha boca nasce a vontade de cantar "olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..." e continuo minha caminhada. Num momento um desejo trivial toma conta de mim: queria ficar nú e me banhar no mar de Copacabana, com vista para o Corcovado.
O Pão de Açúcar me espera, preciso agradecer ao Cristo Redentor de viver nesta cidade tão bela, a cidade do maior carnaval do mundo e peço que ele traga paz e união. Gostaria de ter asas, como os anjos, para poder voar e vasculhar cada canto, cada várzea, conhecer Nitéroi sem precisar passar pela extensa ponte Presidente Costa e Silva e ver a Rocinha como ela realmente é.
João Gilberto tinha razão em dar ao Rio o título de berço da Bossa Nova, não existe cidade mais boêmia e romântica que essa, afinal Chico Buarque vive aqui. No fim de mais um dia, o Sol se põe e posso então confirmar o que a música declara "o Rio de Janeiro continua lindo!"

Um comentário: